CEDESP Rosa Mística

Assistência Social:

CEDESP Rosa Mística

Histórico

O CEDESP Rosa Mística é o mais novo serviço do CCJA. Suas atividades tiveram início em 30/06/2022, em continuidade ao Centro para Juventude Rosa Mística, que teve a sua inauguração em 2005, como mais uma das obras de nossa saudosa Irmã Agostina.

Hoje o CEDESP Rosa Mística atende 240 adolescentes, jovens e adultos na idade entre 15 anos completos e 59 anos e onze meses.

Atuamos na aáea da Assistência Social e mantemos parceria som a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e recebemos visitas mensais da Gestora de Parceria para acompanhamento das atividades, avaliação e monitoramento da parceria. Desenvolvemos também um trabalho em rede junto com os serviços do entorno.

Os serviços a serem desenvolvidos por este CEDESP seguem as orientações da Portaria 46/SMADS/2010, Lei Federal 13.019/2014 e suas alterações, Decreto 57.575 de dezembro/2016, Instrução Normativa 03/SMADS/2018 com redação alterada pela IN 01/SMADS/2019 e demais documentos legais que se façam necessários.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na Modalidade CEDESP atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. É um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para adolescentes, jovens e adultos.

Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Propicia o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e ainda contribui para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania.

O percurso formativo é organizado por semestre em três módulos.

Módulo I – Convívio No Modulo Convívio são trabalhadas diversas dimensões importantes para a vida dos usuários. Por se tratar de um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos o CEDESP Rosa Mística irá desenvolver trabalho de fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuirá para o retorno e permanência dos adolescentes e jovens na escola, e irá incentivar os adultos a retornarem, concluírem e/ou investirem nos estudos por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Módulo II – Mundo do Trabalho:  A formação para o mundo do trabalho deve ser entendida como um processo vital e educativo para o usuário. O trabalho é estruturador de identidades, cria espaço de pertencimento social, é organizador de práticas sociais específicas de caráter histórico e cultural, por meio das quais se constroem as condições de existência em sociedade. Nessa perspectiva, o trabalho socioeducativo a ser realizado com os usuários deverá identificar o trabalho, suas concepções e suas relações, destacando sua importância na construção da história da sociedade, compreendendo: Trabalho e Ocupação; Etapas e Processos do trabalho; Empreendedorismo e Cooperativismo; Organização do trabalho e da produção.

Módulo III – Formação Inicial e Continuada, cuja centralidade é a realização de atividades e vivências que possibilitem a construção de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários à inclusão dos usuários no mundo do trabalho, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social. Neste módulo iremos atuar nos eixos: Informação e Comunicação; Gestão e Negócios e Produção Alimentícia.

A forma de acesso se dá inicialmente por inscrição presencial ou on-line acessando o link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXGWSPJGH-aaldNDBZ5GZNuxcGARm2WVzhX5qNxLHqKw5w6g/viewform

Onde estamos

Rua Martin Cachá, 57 - Jardim Sabiá - CEP: 04857-380

Telefone

(11) 5938-0609

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos