Projetos:

MOVA

Histórico

O projeto tem como objetivo assegurar a todos os jovens e adultos a escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabetismo. Caracteriza-se como um movimento que dá oportunidades para jovens e adultos que necessitam de apoio na alfabetização.

Os locais de atuação estão permeados por comunidades carentes, inseridas no contexto de vulnerabilidade, em geral nestes locais existem loteamentos clandestinos, pois devido à falta de uma política habitacional e urbana eficaz a cidade de São Paulo tem crescido de forma desordenada. Existem ainda outros pontos relevantes e que justificam o programa MOVA, um deles está relacionado à alta taxa de analfabetismo, e até mesmo analfabetismo funcional das populações inseridas nas comunidades atendidas.

 

Ainda, de acordo com o Projeto Político Pedagógico, a educação de jovens e adultos no MOVA/SP se caracteriza pelo compromisso com um ensino de qualidade que, valendo-se das experiências da educação popular, pretende responder às necessidades de conhecimento dos participantes do programa.

Outros pontos relevantes estão em contribuir com a garantia do direito humano à educação, com a inclusão social, com o desenvolvimento econômico e com o aprofundamento do exercício da cidadania, oferecendo alfabetização para jovens e adultos nos locais com expressivos e inadmissíveis índices de analfabetismo.

Fundamentado nos referenciais filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire, o MOVA além de contribuir com o processo de alfabetização de inúmeros cidadãos, garante formação inicial e educação continuada a todos os envolvidos diretamente (monitores) e indiretamente (coordenadores locais e de polo) nas ações do projeto.

  • Atividades Desenvolvidas

Os processos educativos que envolvem a alfabetização acontecem por meio de palavras ou temas geradores, pertencentes à experiência existencial dos educandos. Freire (2005) denomina estas palavras geradoras como sendo “palavras grávidas de mundo”.

O diálogo permeia temas do cotidiano e da prática experimental como, por exemplo, política, saúde, trabalho, pois como afirma Freire (1990) a consciência é gerada na prática social. É por meio da alfabetização, ou seja, da leitura de mundo é possível entrar em contato com ele e de transformá-lo.

  1. B) Objetivos Específicos
  • Contribuir para a redução do analfabetismo nos territórios em que abrange;
  • Contribuir para que o indivíduo alcance pleno desenvolvimento da pessoa humana;
  • Alfabetizar a partir de uma metodologia libertado e crítica, preparando-os para a vida;
  • Possibilitar o domínio da leitura e da escrita, utilizando as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como para a produção, expressão e comunicação de ideias;
  • Contribuir para uma nova visão do mundo e da sociedade, oportunizando maiores chances no mercado de trabalho, na condução de suas vidas e suas famílias;
  • Compreender a cidadania como participação social e política, exercitando assim a prática de seus direitos e deveres;
  • Fomentar o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.

Onde estamos

Telefone

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos