Assistência Social:

SAICA SAGRADA FAMÍLIA

Histórico

O SAICA – Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes  “Sagrada Família” foi fundado em Junho de 2008, pela Irmã Agostina, pois se fez necessário pela angústia da mesma em relação às crianças e aos adolescentes em situação de rua no entorno de onde ela morava e de toda a cidade de São Paulo.

O SAICA iniciou as suas atividades com capacidade para atender 20 crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos e 11 meses.

A Unidade atua na área da Assistencia Social, mantém parceria/convênio com a SMADS –Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e recebe visitas mensais da Gestora de Parceria do CRAS Parelheiros e seus diversos setores quando se faz necessário.

Em outubro de 2019, o número de atendidos foi reduzido para 15 crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 17 anos e 11 meses, para melhorar e qualificar o atendimento realizado.

Compreendido como casa, o SAICA é um espaço que possui quartos, sala de TV, banheiros, refeitório, cozinha e despensa. Também temos um espaço externo com gramado e é tudo bem arborizado, contando ainda com horta, galinheiro, lavanderia, almoxarifado e um anexo da parte administrativa.

Acolher e garantir proteção integral à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social e de abandono é premissa de todo trabalho realizado.

O SAICA oferta serviço da proteção social especial, com ações e atividades socioeducativas e de trabalho social, com as crianças e adolescentes acolhidas, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, pautado nos princípios metodológicos das orientações técnicas dos serviços de acolhimentos institucionais para crianças e adolescentes.

O SAICA visa oferecer acolhimento provisório e excepcional para as crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida protetiva e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Oferecer ambiente acolhedor, inserir as crianças e adolescentes na comunidade fazendo com que o SAICA tenha o aspecto semelhante ao de uma residência onde o atendimento deve ser personalizado, em pequenos grupos favorecendo o convívio familiar e comunitário bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local tais como; Escolas Estaduais e Municipais, EMEI, CEI, UBS, CAPSi, AMA, Hospitais, CCA, CEDESP, CJ dentre outros serviços que se façam necessário. Isto tudo com intuito de fortalecer a família e fazer a reintegração familiar ou colocação em família substituta.

Telefone

(11) 5926-7242

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos