Assistência Social:

SASF GRAJAÚ

Histórico

O SASF GRAJAÚ I foi o serviço implantado em 2010, em substituição ao antigo Programa Ação Família, que tinha como proposta atender as pessoas em seu contexto familiar desde crianças até idosos. O antigo PAF – Programa Ação Família iniciou em 2007 no bairro Sete de Setembro e após um ano fez a locação de um espaço dentro do território do Jardim Marilda. Somente em 2013 fez a locação de outra casa dentro do Jardim Varginha, sendo mais próximo as escolas e UBS, tornando-se um facilitador para a articulação com a rede local. O serviço atende aos bairros Jardim Marilda, Jardim Varginha, Jardim Nova Esperança, Jardim São Marcos, Paraguai, Jardim Teresa Maria, Jardim Sabiá I e II, e Auri Verde.

O SASF desenvolve a proteção social básica no domicílio junto as famílias em situação de risco e de vulnerabilidade social, com idosos e/ou pessoas com deficiência. Prevê a convivência e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações socioeducativas que visam: o acesso à rede socioassistencial, a garantia de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, a participação e o ganho da autonomia, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, ás situações de risco, exclusão e isolamento dos grupos familiares.

O SASF atua na área da Assistência Social, mantém parceria/convênio com a PMSP –PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO e recebe visita mensal da supervisora de parceria do Centro de Referencial Assistência Social – CRAS Grajaú.

Situado no território do Jardim Varginha e atendendo o total de 1000 familias, de 2ª a 6ª feira, no horário das 8h às 18h. Nosso espaço é locado: um sobrado dividido em área térrea e 1º andar. No térreo ocorrem os atendimentos ao público, na sala individual para acolhida e/ou atualização de cadastro e nas demais salas atividades de grupo. Assim contamos com 01 sala multiuso destinada a oficina lúdica e sala de artesanato, 01 sala para atividade em grupo, 01 sala onde é servido lanche ou acomodada materiais diversos como cestas básicas recebidas espóradicamente. No 1º andar é acomodado a sala da equipe técnica, sala da gerente / administrativo, 01 sala multiuso que serve para reuniões, refeitório e atividade em grupo, 02 banheiros e cozinha, desta forma acomoda 16 pessoas no trabalho diario durante a semana e e eventualmente há atividades aos finais de semana.  Nosso atendimento é voltado para familias e / ou pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda, pessoas idosa e pessoa com deficiência , pessoas com precário ou nulo acesso aos serviços públicos,  e qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social. Também realizamos o atendimento do Programa Criança Feliz voltado a crianças de 0-6 anos e gestantes,  com foco na primeira infância.

O planejamento das atividades propostas às familias é realizado a cada término de semestre, após avaliação e considerações trazidas pelos grupos nas diversas atividades proposta.  A metodologia é dividida da seguinte forma: Encontros Socioeducativos, Oficina do Idoso, Oficina do Adolescer, Oficina Cuidar, Oficina de Geração de Renda, Oficina Orientação Profissional, Visitas Domiciliares, Visitas Técnicas, Atendimento porta aberta, encaminhamentos e articulação rede e território. A articulação com a rede também se faz necessário nos diversos aspectos da vida da família, sendo constante o nosso contato com os diversos autores da rede local como: CRAS, Conselho tutelar, CREAS, acesso escola e CEI, UBS e demais autores de atuação do território no qual a família esta inserida.

 

Onde estamos

R. dos Arribenhos, 38 - Jardim Varginha- CEP: 04857-050

Telefone

(11) 5527-3108

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos