Assistência Social:

CCA FREI REGINALDO

Histórico

O CCA Frei Reginaldo foi fundado no ano de 2008, pela Irmã Agostina, pois se fez necessário a criação desse novo Núcleo devido a situação financeira da Comunidade – Bairros Vila da Paz, Vila Nicarágua, Jardim Cristal, Morrão e adjacentes – e o alto índice de vulnerabilidade social de seus moradores. Um dos objetivos era criar oportunidade para as famílias buscarem melhor condição social e empregos mais dignos.

O CCA iniciou as suas atividades com um número de 190 crianças e adolescentes no primeiro ano, depois o convenio acertou o número para 180 na faixa-etária de 06 a 14 anos e 11 meses e o atendimento em dois período, das 07h30 a 11h30 são 90 crianças e adolescentes e a tarde das 12h30 às 16h30 de segunda a sexta feira. O atendimento era feito em três salas de aula, onde uma se tornava refeitório para servir o café da manhã, o almoço e o café da tarde, por três vezes a sala de aula se tornava refeitório.

A Unidade atua na área da Assistência Social, mantém parceria/convênio com a SMADS Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e juntamente com os serviços do CRAS Centro de Referência de Assistência Social e CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Recebemos visitas de Gestor, apoio de Coordenador e Supervisor do CRAS/CS – Centro de Referência de Assistência Social Capela do Socorro.

Com o passar do tempo, o espaço foi sendo ampliado e as condições do prédio melhorando. Atualmente, o CCA conta com 03 salas de aula, 01 sala de arte, 01 sala de pesquisa, 01 sala de música, 01 cozinha, 01 refeitório, 01 lavanderia c/ 02 banheiros, 01 pátio, 01 quadra coberta, 01 almoxarifado, 01 quarto de multiuso e 10 banheiros (5-masculino e 5-femenino), 01 sala de atendimento as famílias c/ 01 banheiro, 01 sala administrativa e 01 sala gerencial.

Compreendido como um espaço Sócio Educativo de convívio e de participação para crianças e adolescentes de ambos os sexos no horário alternado da escola, as ações estão pautadas através do desenvolvimento de projetos pedagógicos fundamentados nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. As atividades promoverão a autonomia, fortalecimento de vínculos, o convívio, a escuta e o protagonismo.

Toda a elaboração da grade semanal das atividades desenvolvidas junto às crianças e adolescentes em consonância com as ações socioeducativas destacadas na GRAS Grade de Atividades Semestral: identidade, socialização e brincar, protagonismo, participação e autonomia, arte e cultura, esporte e lazer, família e sociedade.

O CCA busca as ações socioeducativas que serão aquelas que concretizam a educação integral e se dará por meio do entrelaçamento da proteção social às características das práticas educacionais e culturais. O trabalho social e o socioeducativo serão norteados pelos eixos de trabalho com os usuários e suas famílias, possibilitando aquisições que viabilizem a Convivência e o Fortalecimento de Vínculos, prevenindo o agravamento das situações de vulnerabilidade.

Onde estamos

Rua Rio Madeira, 165 – Vila da Paz – CEP: 04777-042

Telefone

(11) 5667-8664

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos