Assistência Social:

CEDESP ANNA LAPINI

Histórico

O CEDESP Anna Lapini foi fundado no ano de 1995, pela Irmã Agostina, tendo como algumas de suas características pessoais e vocacionais a atenção e a sensibilidade aos problemas sociais. Ela observou, durante uma visita à região de Parelheiros, a ausência de espaços para a formação, recreação e convivência para os jovens. Diante dessa necessidade local, a Irmã Agostina adquiriu, com o dinheiro que recebera de herança de sua família na Itália, uma chácara no Bairro Jd. Silveira, onde passou a funcionar o CEDESP Anna Lapini.

O CEDESP recebe alunos de todos os bairros que compõem a Região, principalmente dos bairros: Vargem Grande, Parelheiros, Jd. Silveira, Santa Fé e Barragem. Segundo o próprio sítio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, tais regiões possuem IPVS –Índice Paulista de Vulnerabilidade Social 5 e 6 (Em uma escala que vai do 1 ao 6. Segundo dados coletados no último “Caderno de propostas dos Planos Regionais das Subprefeituras – Quadro Analítico Parelheiros” do ano de 2016, a renda per capita da região é o valor mais baixo verificado no município.

A Unidade atua na área de Assistência Social, mantém parceria/convênio com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e recebe visitas mensais de supervisores, para apoio Técnico, Assessoria e supervisão do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Parelheiros.

Atualmente o convênio com a SMADS é para o atendimento de 320 jovens e adultos de 15 a 59 anos, estamos atendendo pouco mais de 350 devido a alta demanda e aguardando trâmites para passarmos a 400 atendidos. No princípio eram atendidos pouco menos de 100 adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses, este número foi se ampliando ao longo dos anos. A estrutura foi sendo ampliada e qualificada para o bom atendimento e acolhimento de todos. A área total do CEDESP é de pouco mais de doze mil metros quadrados em meio a duas APA’s – Área de Proteção Ambiental. São pouco mais de dois mil metros quadrados de área construída, divididos em: salas de aula, laboratórios (Informática, Auto Cad, Elétrica, Mecânica de Automóveis, Música, Dança, Ilustração, Web Design, etc.) quadras poliesportivas, cozinha, refeitórios, dispensa, almoxarifados, quiosque e vários outros espaços de uso comum.

Os cursos oferecidos pelo CEDESP Anna Lapini são: Operador de Microcomputador, Montagem e Manutenção de Micros, Implantação de Redes Locais, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Desenhista de Páginas Web, Mecânico Auxiliar Automotivo, Auto Cad 2D, Design e Ilustração, Instalações Elétricas Residenciais, Dança, Música, Educação Ambiental e também atividades comuns a todos os usuários: Esporte, Mundo do Trabalho, Formações e Palestras Periódicas. Todos os cursos estão em consonância com o Guia Pronatec de Cursos FIC – MEC (Ministério da Educação) e também são certificados pelo SENAI. 

O CEDESP promove também eventos periódicos, como: reunião de pais, palestras, festas beneficentes, oficinas, sarais, workshops e doação de alimentos para as famílias.

Todos os profissionais do CEDESP Anna Lapini são formados em suas respectivas áreas e estão preparados para os desafios atuais. A equipe pedagógica proporciona todo o suporte necessário e desenvolvem um trabalho de atendimento aos usuários, suas famílias e comunidade, sempre zelando pelo respeito, as especificidades e fortalecendo ações de equidade e empatia, bem como busca constantemente que todas as partes se tornem protagonistas no processo de formação e crescimento dos atendidos.

Onde estamos

Rua: Frei Eustáquio, nº 250 – Jd Silveira (Parelheiros) - São Paulo- SP – CEP.04833-001

Telefone

(11) 5921-6943

WhatsApp:

(11) 99962-1869

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos