EDUCAÇÃO:

CEI VILA NICARÁGUA

Histórico

O CEI Vila Nicarágua foi fundado no ano de 1992, pela Irmã Agostina – e teve Maria Ferreira como cofundadora e Diretora por mais de 25 anos -, pois se fez necessário a criação desse novo Núcleo devido a situação financeira da comunidade – bairros Vila da Paz, Vila Nicarágua e adjacentes – e o alto índice de vulnerabilidade social de seus moradores. Um dos objetivos era criar oportunidade para as famílias buscarem melhor condição social e empregos mais dignos.

O CEI iniciou as suas atividades com um número pequeno de crianças: eram apenas 20, na faixa-etária de 0 a 6 anos e o atendimento era feito em um grande salão dividido por caixotes de feira, onde de um lado eram realizadas as atividades e, do outro, o refeitório, onde as crianças faziam as suas refeições.

A Unidade atua na área da Educação, mantém parceria/convênio com a SME – Secretaria Municipal de Educação e recebe visitas mensais de supervisores, assessoria de nutricionista e apoio técnico fornecido pela DRE/CS – Diretoria Regional de Ensino Capela do Socorro e seus diversos setores.

Com o passar do tempo, o número de atendimento foi sendo ampliado e as condições do prédio melhorando. Atualmente, o CEI conta com 06 salas de aula e ótima infraestrutura: sala de leitura – que conta com um amplo acervo bibliográfico, secretaria, recepção, sala da Direção e Coordenação, sala de estudo para os professores, pátio, solário, cozinha e lactário, lavanderia, refeitórios, banheiros adaptados para crianças e adultos. O número de bebês e crianças atendidos atualmente é de 123, na faixa-etária de 0 a 3 anos.

Compreendido como um espaço socioeducacional de construção de identidade, de autonomia e da cidadania, O CEI Vila Nicarágua objetiva promover o desenvolvimento integral infantil em todos os aspectos: físico, afetivo, cognitivo e moral, assim como proporcionar à criança proteção, segurança, alimentação, saúde, cultura e lazer. Tem ainda como objetivo contribuir para a construção do conhecimento da criança e família sobre si própria e sobre o mundo.

Todo o planejamento pedagógico e estratégias educacionais estão alicerçadas no “Currículo da Cidade para a Educação Infantil”, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, documento este norteador, que trata de todos os elementos estruturantes para o desenvolvimento do trabalho na Educação Infantil, como: o planejamento e a documentação pedagógica; as interações e brincadeiras; as linguagens; os espaços; a ação e prática docente; a educação inclusiva, integral e equitativa; as relações étnico-raciais e de gênero; a gestão democrática e participativa; dentre outros pilares que corroboram para o pleno cumprimento dos objetivos e metas traçadas no Projeto Político-Pedagógico da Unidade.

O CEI busca constantemente promover a integração e o envolvimento não só das famílias atendidas, como o de toda comunidade escolar, por meio de mostras culturais, festas beneficentes, apresentações, café com leitura, dia da “família na escola”, reuniões de pais, mutirões, workshops, oficinas, doações de alimentos, ações em parceria com a UBS de Referência, dentre outras que levam as famílias a se sentirem parte integrantes da Unidade Educacional, acompanhando de perto o trabalho realizado, ajudando na promoção da gestão participativa democrática, pilar este tão importante para a Organização.

Onde estamos

Rua Rio Paraíba, 05 – Vila da Paz – CEP: 04777-052

Telefone

(11) 5660-6404

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos