CEI JARDIM SHANGRILÁ

CEI Jardim Shangrilá é criado em 1996, por Irmã Agostina, Nair e Benê para atender famílias do Jardim Shangrilá, JD. Monte Verde, JD. Prainha e JD. Jardim Eliana. São bairros formados a partir do fluxo migratório sem precedentes de uma população de baixa renda que viu oportunidades de trabalho na região em função das indústrias que lá se concentraram.

CEI Jardim Shangrilá

EDUCAÇÃO:

CEI JARDIM SHANGRILÁ

Histórico

CEI Jardim Shangrilá é criado em 1996, por Irmã Agostina, Nair e Benê para atender famílias do Jardim Shangrilá, JD. Monte Verde, JD. Prainha e JD. Jardim Eliana. São bairros formados a partir do fluxo migratório sem precedentes de uma população de baixa renda que viu oportunidades de trabalho na região em função das indústrias que lá se concentraram.

A população atendida é constituída, em sua grande maioria, de pessoas de diversos estados, desprovidas de todos os bens, na maioria com uma renda mensal muito baixa. Iniciou suas atividades atendendo 91 crianças, na faixa etária de 0 a 5 anos. Naquele momento com o propósito de acolher as crianças soropositivas, ou filhos(as) de portadores do vírus HIV, além de outras desse território.

A Unidade atua na área da Educação, mantém parceria/convênio com a SME – Secretaria Municipal de Educação, recebe visitas mensais de supervisores, assessoria de nutricionista e apoio técnico fornecido pela DRE/CS – Diretoria Regional de Ensino Capela do Socorro e seus diversos setores. Além de manter rigorosamente em dia a prestação de contas com Setor de Parcerias de DRE/CS.

Mediante as parcerias firmadas, com o passar do tempo, o número de atendimento foi sendo ampliado e as condições do prédio e área verde melhorado. Atualmente, o CEI conta com 07 salas de aula, cozinha, lactário, refeitório, banheiros adaptados para crianças e adultos, quadra poliesportiva aberta. Além de ótima estrutura física e ambiental com muita área verde e horta. O número de bebês e crianças atendidos atualmente é de 120, na faixa etária de 0 a 3 anos.

O investimento na formação da equipe que trabalha nas unidades sempre foi uma preocupação central da Irmã Agostina e permanece hoje como um dos pilares do trabalho desenvolvido no Centro Comunitário. E para manter essa qualidade a unidade sempre buscou a melhoria do trabalho através da formação. A atenção especial na formação de educadoras do CEI Shangrilá se inicia nos anos 2000 com o Instituto Avisa Lá, processo que durou 3 anos. Depois dele o investimento continuou com a participação em formações financiadas por outros apoiadores e por recursos próprios também. Essa formação ao longo desses anos de atendimento tem colaborado com os seguintes pressupostos:

Entendemos o CEI como um espaço socioeducativo de convívio, integração e interação que tem a finalidade de construir uma educação crítica e libertadora, em conjunto com a família e comunidade num processo de socialização, na perspectiva de formar cidadãos críticos, criativos, participantes do coletivo, capazes de transformar a realidade. Na prática da Educação Infantil deve-se proporcionar condições de bem-estar físico, mental e social, para que bebês e crianças desenvolvam uma imagem positiva de si, descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo, estabelecendo vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, estabeleçam e ampliem paulatinamente as relações sociais, observando e  explorando o ambiente com atitude investigadora e de curiosidade.

De acordo com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil – (2016), “A Unidade Educacional assume a responsabilidade social no sentido de articular e garantir a Rede de Proteção Sociocultural, para tanto é fundamental considerar a criança como sujeito de direitos, acolher a família/responsáveis em suas diferentes estruturas organizacionais e em suas manifestações culturais estabelecendo uma relação de parceria, conhecer a comunidade como espaço de construção de identidade e a cidade como promotora da visibilidade das infâncias”.Quando propomos envolver os familiares em ações sócio culturais, pensamos que a participação deles, do diálogo e da necessidade de ter uma escuta no dia a dia, valoriza seus saberes e formas de viver e conviver com a Unidade Escolar. Dessa forma a organização dos espaços passa pela escuta da família e de seu bebê e de sua criança, como também assume a responsabilidade de atender suas necessidades partindo dos saberes e fazeres que cada indivíduo traz, enriquecendo com seus conhecimentos o nosso repertório de possibilidades.

Onde estamos

Rua Major José Lopes, 108, esquina com a Rua Gastão Penalva,136, - CEP: 04582040 – Jardim Shangri-lá

Telefone

(11) 5528 0116

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos