CEDESP Anna Lapini

Assistência Social:

CEDESP ANNA LAPINI

Histórico

O CEDESP Anna Lapini foi fundado no ano de 1995, pela Irmã Agostina, tendo como algumas de suas características pessoais e vocacionais a atenção e a sensibilidade aos problemas sociais. Ela observou, durante uma visita à região de Parelheiros, a ausência de espaços para a formação, recreação e convivência para os jovens. Diante dessa necessidade local, a Irmã Agostina adquiriu, com o dinheiro que recebera de herança de sua família na Itália, uma chácara no Bairro Jd. Silveira, onde passou a funcionar o CEDESP Anna Lapini.

O CEDESP recebe alunos de todos os bairros que compõem a Região, principalmente dos bairros: Vargem Grande, Parelheiros, Jd. Silveira, Santa Fé e Barragem. Segundo o próprio sítio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS, tais regiões possuem IPVS –Índice Paulista de Vulnerabilidade Social 5 e 6 (Em uma escala que vai do 1 ao 6. Segundo dados coletados no último “Caderno de propostas dos Planos Regionais das Subprefeituras – Quadro Analítico Parelheiros” do ano de 2016, a renda per capita da região é o valor mais baixo verificado no município.

A Unidade atua na área de Assistência Social, mantém parceria/convênio com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e recebe visitas mensais de supervisores, para apoio Técnico, Assessoria e supervisão do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Parelheiros.

Atualmente o convênio com a SMADS é para o atendimento de 320 jovens e adultos de 15 a 59 anos, estamos atendendo pouco mais de 350 devido a alta demanda e aguardando trâmites para passarmos a 400 atendidos. No princípio eram atendidos pouco menos de 100 adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses, este número foi se ampliando ao longo dos anos. A estrutura foi sendo ampliada e qualificada para o bom atendimento e acolhimento de todos. A área total do CEDESP é de pouco mais de doze mil metros quadrados em meio a duas APA’s – Área de Proteção Ambiental. São pouco mais de dois mil metros quadrados de área construída, divididos em: salas de aula, laboratórios (Informática, Auto Cad, Elétrica, Mecânica de Automóveis, Música, Dança, Ilustração, Web Design, etc.) quadras poliesportivas, cozinha, refeitórios, dispensa, almoxarifados, quiosque e vários outros espaços de uso comum.

Os cursos oferecidos pelo CEDESP Anna Lapini são: Operador de Microcomputador, Montagem e Manutenção de Micros, Implantação de Redes Locais, Auxiliar Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Desenhista de Páginas Web, Mecânico Auxiliar Automotivo, Auto Cad 2D, Design e Ilustração, Instalações Elétricas Residenciais, Dança, Música, Educação Ambiental e também atividades comuns a todos os usuários: Esporte, Mundo do Trabalho, Formações e Palestras Periódicas. Todos os cursos estão em consonância com o Guia Pronatec de Cursos FIC – MEC (Ministério da Educação) e também são certificados pelo SENAI. 

O CEDESP promove também eventos periódicos, como: reunião de pais, palestras, festas beneficentes, oficinas, sarais, workshops e doação de alimentos para as famílias.

Todos os profissionais do CEDESP Anna Lapini são formados em suas respectivas áreas e estão preparados para os desafios atuais. A equipe pedagógica proporciona todo o suporte necessário e desenvolvem um trabalho de atendimento aos usuários, suas famílias e comunidade, sempre zelando pelo respeito, as especificidades e fortalecendo ações de equidade e empatia, bem como busca constantemente que todas as partes se tornem protagonistas no processo de formação e crescimento dos atendidos.

Onde estamos

Rua: Frei Eustáquio, nº 250 – Jd Silveira (Parelheiros) - São Paulo- SP – CEP.04833-001

Telefone

(11) 5921-6943

WhatsApp:

(11) 99962-1869

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos

    CEDESP ANNA LAPINI

    O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Anna Lapini atua há mais de 30 anos no bairro Jardim Silveira, etxtremo sul de São Paulo, onde os índices de vulnerabilidade social são um dos mais altos da cidade. Atende anualmente e gratuitamente mais de 320 adolescentes, jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas.
    O CEDESP Anna Lapini está situado à Rua Frei Eustáquio, 250, bairro Jardim Silveira, mas atende pessoas não só do próprio bairro, mas também de vários bairros vizinhos, como: Vargem Grande, Colônia, Barragem, Parelheiros, Jardim Álamos, Recanto Campo Belo, Marsilac, Varginha, dentre outros.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *