Centro Comunitário Jardim Autódromo

Eventos

Doação de macarronada para as famílias e pessoas vulneráveis da comunidade:
Macarronada – Homenagem à Irmã Agostina

Desde sempre aprendemos com Irmã Agostina, nossa fundadora, que todos os trabalhos do CCJA, deveriam ser norteados pelo cuidado com toda comunidade , principalmente nos bolsões de pobreza onde atuamos , na zona sul de São Paulo.
Entendemos que todos os equipamentos, fazem parte da rede de proteção das famílias , dos bebês aos idosos, na comunidade onde vivem .
Somos polo de Educação, Assistência, Cultura e Cuidados aos aspectos a vida plena do ser humano, não importa sua condição social, gêneros, cor, credo religioso, deficiência , ou onde mora. Inspirados pela Irmã Agostina lutamos* pela superação da pobreza , acolhendo os pobres e priorizando seus cuidados em nossas ações.
Diariamente acolhemos e atendemos pessoas com as mais diversas necessidades como: fome, doença, assistência a diversos serviços e acesso às políticas públicas. E na medida do possível, atendemos a todos.
Oferecer a macarronada gratuita a quem tem fome no dia 30/07 – É uma homenagem a Irmã Agostina (Anna Maria Del Balzo) Que viveu uma vida de amor e doação ao próximo.
Amante das massas e de um bom molho de tomate caseiro, uma bela macarronada , sempre representou para ela a “comida da alma”(*) , aquela comida afetiva que traz conforto nos dias difíceis .
No dia 30/07/2010, dia da passagem de nossa amada Irmã Agostina ,nossas comunidades silenciaram, nenhum bar foi aberto, nenhum rádio ligado, o mais profundo silencio e o cortejo na igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, na Comunidade Autódromo, pessoas vindas dos bairros próximos como de toda cidade, para se despedir daquela que tanto amou e cuidou dos seus , foi mãe de milhares de pessoas nessa metrópole, mas principalmente e com certeza dos mais empobrecidos.
Irmã Agostina hoje está presente em nossos corações com eterna gratidão pelos seus ensinamentos , continua a ser homenageada pela comunidade que a acolheu e que foi acolhida por ela.
A oferta de um delicioso prato de macarrão ao suco, com um pedaço de frango assado, e uma fruta de sobremesa, a quem tem fome, para também ser sua “comida da alma” neste dia, é nossa forma de homenageá-la. Entregaremos nas mais diversas comunidades da Zona Sul de São Paulo, onde atuamos com os dezoito trabalhos de educação e assistência.

Nossos números

2000 refeições serão ofertas
80gr de macarrão de massa curta para cada refeição = 160kg de macarrão
03 tomates frescos por porção = 240 g de tomate = 480kg de tomate
Temperos : Cebola, alho, sal , manjericão fresco
01 sobrecoxa de frango por porção = média de 120 gr cada sobrecoxa = 240 kg de frango
01 fruta da época de sobremesa ( maçã, banana ou tangerina) = 2000 unidades
As refeições serão entregues em embalagens descartáveis e 1 jogo se talheres descartáveis

Estimativa de custo : R$30,00 por refeição

Todo o trabalho de preparo e distribuição da macarronada será realizada pelos funcionários e voluntários do CCJA

Receita do Molho Caseiro Natural

Ingredientes

Parte 1:

  • 4 kg de tomates tipo italiano, sem casca e cortados ao meio
  • 2 cebolas cortadas em 4
  • 5 dentes de alho inteiros
  • sal a gosto
  • 1 colher (de chá) de açúcar
Parte 2:
  • 2 colheres (de sopa) de azeite
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola bem picadinha
  • folhas de manjericão (opcional)

Modo de Preparo

  1. Faça um corte em formato de cruz na parte de baixo do tomate.
  2. Coloque em uma panela com água fervente e deixe por cerca de 30 segundos a 1 minuto.
  3. Retire os tomates da panela e mergulhe-os em uma vasilha com água e gelo.
  4. Remova a pele dos tomates e corte-os ao meio.
  5. Coloque os tomates numa panela grande, em fogo baixo, junto com as 2 cebolas e os 5 dentes de alho.
  6. Acrescente sal e açúcar e misture.
  7. Deixe a panela tampada, cozinhando por aproximadamente 1 hora e vá mexendo de vez em quando . Não precisa colocar nada de água na panela, pois os tomates vão amolecer e soltar bastante líquido.
  8. Bata tudo no liquidificador, peneire e reserve.
  9. Aqueça o azeite na panela, frite o alho e a cebola picados e coloque o molho. Em fogo baixo, deixe o molho apurar/cozinhar até atingir a consistência desejada.
  10. Acerte o sal e, caso goste, coloque o manjericão.

Informações Adicionais

Obs:
Para esta receita, usei o tomate tipo italiano (também conhecido como Santa Cruz ou Oblongo), pois ele é menos ácido e é considerado o melhor para fazer molhos. Mas outros tipos de tomate também podem ser usados, como o tomate Débora. Dicas: Quanto mais tempo o molho ficar apurando, mais grosso fica. A pitada de açúcar ajuda a tirar a acidez do tomate. Se o tomate não estiver muito vermelho, coloque uma latinha de extrato de tomate. Esta receita rende bastante molho (cerca de 2 litros). Caso queira congelar, deixe o molho esfriar e coloque em vidros grandes. Para usar, deixe descongelar dentro da geladeira por 1 dia, esquente e use.
receita retirada do blog Receitas do Clau

Missão

“Atender crianças, adolescentes e adultos com ações de educação, cultura e assistência na região Sul de São Paulo, propiciando melhor qualidade de vida e protagonismo social”.


Finalidade Estatutária

A organização tem por finalidade estatutária prover a mais ampla assistência à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, condição social, credo político, filosófico e religioso, desenvolvendo valores cívicos, morais e humanitários. Promover o ser humano em sua totalidade, procurando desenvolver suas potencialidades, contribuindo para a formação do caráter e da personalidade, visando uma educação transformadora, para que a sociedade possa se tornar melhor.


Jornal da Família SASF Grajaú - Edição 4

O CEDESP Anna Lapini é um dos núcleos do Centro Comunitário Jardim Autódromo, mantém convênio com...

LEIA MAIS

15/06/2019

Festa Junina CCA Frei Reginaldo

Atração com o grupo de Axé Cia

LEIA MAIS