Histórico

Histórico

O CCJA – Centro Comunitário Jardim Autódromo é resultado de uma linda história de amor e doação. Surge a partir do olhar de uma mulher corajosa, de garra, inspirada e de muita fé: Anna Maria Del Balzo (Irmã Agostina), missionária italiana da Congregação Religiosa “Irmãs Estigmatinas Franciscanas”.

Em 1978, vem da Itália para o Brasil com a missão de cuidar da formação das noviças, jovens que estavam se preparando na mesma ordem.

Sua inquietação e desejo de atender aos pobres, levou-a ir além… A inquietude que era latente dentro de si, a levou a começar a conhecer o entorno de onde morava. Caminhava com essas jovens noviças para além dos muros do convento, pisando com firmeza e determinação o chão do povo que de fato eram as chagas do momento.

Neste caminhar, o primeiro impacto foi ouvir o choro de um bebê nos braços de uma mãe desesperada por socorro. Deste dia em diante, ela e seu grupo se conduziram para a emersão de viver a pobreza e lutar por melhorias ao lado dessas pessoas.

 

Irmã no seu escritório
Imã Agostina, Nair e demais membros

Iniciou o trabalho construindo lideranças na comunidade do entorno do Autódromo de Interlagos (Jardim Autódromo). A princípio com as mulheres, em seguida, os homens. Com a força deste grupo, aos poucos buscou-se melhorias para os bebês, crianças e adolescentes.

Organizou o atendimento diário para as crianças e adolescentes, o que se tornou a primeira Creche e o primeiro CJ – Centro para Juventude (Primeiro convênio com a Prefeitura de São Paulo: OSEM – Organização Social Educativa do Menor).

Em pouco tempo, tornou-se uma liderança na comunidade e articulou os moradores a se mobilizarem e reivindicarem, junto aos órgãos do poder público, a resolução dos problemas sociais locais.

Nair Bortoleti chega na comunidade em 1980 e, a partir desse momento, permaneceu lado a lado com a Irmã Agostina na árdua e linda missão de viver unidas para o bem maior, buscando incessantemente melhorias para todos da comunidade.

Desde os primeiros pedidos de doações nos bairros ao entorno da comunidade, tendo a famosa e guerreira “Kombi Amarela” como aliada, percorriam a cidade, batendo de porta em porta, principalmente batendo nas portas dos órgãos públicos, cobrando avanços nos pedidos de melhorias para o povo da comunidade.

Falar do CCJA e Irmã Agostina, hoje remetemos a Nair, que permaneceu ao seu lado nesta missão e legado que é o CCJA e todos os seus envolvidos.

Imã Agostina, Nair e padres
Irmã, Nair e membros na Kombi amarela

Em 1986, com o grupo de noviças e todo apoio da comunidade, o Centro Comunitário Jardim Autódromo foi fundado oficialmente, com carisma e discernimento para fazer atendimento de qualidade, com competência e hoje ser referência nesta cidade.

Por muitos anos, Irmã Agostina, atuou como Vigária da Comunidade Católica do Jardim Autódromo, Vila da Paz e Nicarágua e entornos, título que Nair nesta missão também assumiu por algum tempo nessas comunidades.

Muitas noviças, religiosas contribuíram, com esse trabalho revelador de potenciais e humanidade. Mas algumas vieram para ficar, sendo o caso de Benê Mello e Terezinha que conheceram a Irmã Agostina nos anos 80 e fizeram uma trajetória religiosa com ela nos anos 90, e permanecem até hoje nesta linda jornada que é o CCJA.

“Ter tido a oportunidade e a experiência de conviver e morar na mesma casa com Irmã Agostina, foi magnífico, a verdadeira aproximação do que viveu Maria Madalena, que permaneceu conversando com Jesus, escutando… Ou a mulher que tocou no manto de Jesus e ficou curada. Essa extraordinária referência é nossa e de todos que pertinho dela permaneceram, colaboradores, apoiadores, benfeitores, autoridades… Enfim, toda comunidade que esteve com ela nessa jornada, e receberam forças para seguir em frente” (Benê Mello).

O CCJA atualmente possui 07 CEI’s conveniados, atendendo 1.016 crianças de 0 a 4 anos; 04 CCA’s que atendem 600 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses; 02 CEDESP’s para iniciação socioprofissionalizante de 560 jovens e adultos entre 15 a 59 anos; 01 Centro para Juventude atendendo 90 jovens de 15 a 17 anos e 11 meses; 01 Centro Dia para Idosos; 01 SAICA para atendimento de 20 crianças e adolescentes; 01 SASF que atende 1.000 famílias; 01 Telecentro com 17 micros com acesso à internet/banda larga, tendo cerca de 1.500 agendamentos por mês; 08 Salas de Alfabetização de Adultos/MOVA com um total de 181 alunos.

A Irmã Agostina nos deixou em 31 de julho de 2010, causando uma comoção não só nas comunidades onde atuava, como em toda zona sul e cidade de São Paulo, tamanha era a sua notoriedade. Ela ensinou a todos o verdadeiro sentido de amar e se doar ao próximo, sendo sinal de Cristo àqueles mais carentes e necessitados. Ela transformou a vida de muitos com o seu exemplo, com a sua bondade e com a sua obra que até hoje é viva e permanece.

O seu legado está vivo entre nós por meio do trabalho que o Centro Comunitário Jardim Autódromo vem realizando nesses mais de 40 anos de história, tendo Nair Bortoleti como atual Presidente e Líder da Organização.