CEI Nossa Senhora das Graças

EDUCAÇÃO:

CEI NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Histórico

O CEI Nossa Senhora das Graças foi fundado no ano de 2007, pela Irmã Agostina. No ano de 2006 a Irmã Agostina foi procurada por duas senhoras: Dona Carminha, proprietária do imóvel onde antes funcionava a UBS do bairro, e a Dona Julia, ativista do bairro, professora de jovens e adultos no MOVA, participante da Pastoral da Criança e que já há algum tempo procurava, junto aos órgãos públicos municipais, uma maneira de atender as crianças pequenas num Centro de Educação Infantil. Para isso, foi instruída de que precisaria de um espaço adequado e uma instituição habilitada para tal atividade. Depois da conversa com as duas senhoras, a Irmã Agostina recusou a proposta, porque o Centro Comunitário Jardim Autódromo já administrava vários CEIs na Capela do Socorro, entretanto, naquela noite, ela sonhou com Nossa Senhora das Graças pedindo que ela aceitasse a missão e, então, no dia seguinte, ela voltou atrás na sua decisão e aceitou o convite. 

A Unidade atua na área da Educação, mantém parceria/convênio com a SME – Secretaria Municipal de Educaçãoe recebe visitas mensais de supervisores, assessoria de nutricionista e apoio técnico fornecido pela DRE/SA – Diretoria Regional de Ensino Santo Amaro e seus diversos setores.

O CEI Nossa Senhora das Graças tem como público alvo bebês e crianças de 1 a 4 anos, de ambos os sexos, atendendo crianças de bairros do Jardim Apurá, Santa Amélia, Pedreira, Eldorado, localizados na zona sul da cidade de São Paulo. Atualmente o CEI possui 3 salas, sendo 1 de Berçário II, 1 de Mini-Grupo I e 1 de Mini-Grupo II. Mantém convênio estabelecido com a DRE/SA – Diretoria Regional de Ensino de Santo Amaro para atendimento de 52 beês e crianças.

Compreendido como um espaço sócio educacional de construção de identidade, de autonomia e da cidadania, O CEI Nossa Senhora das Graças acredita que o fazer pedagógico deve primar pelo respeito às infâncias, promovendo, através do brincar, experiências significativas através de territórios potentes, respeitando a individualidade e integralidade de cada uma delas. Promovemos diversas experiências que possibilitam contato com diferentes linguagens, explorações planejadas, investigações, interações, visando alcançar o desenvolvimento integral dos bebês e crianças através da escuta e olhar atento voltado para elas, além do cuidado indissociável nesse processo educativo.

A criança, para a equipe do CEI Nossa Senhora das Graças, é vista como previsto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil: “…um sujeito histórico e de direitos que constrói sua identidade pessoal e coletiva nas interações, relações e práticas, brinca, imagina e fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”. (MEC 2010).

Todo o planejamento pedagógico e estratégias educacionais estão alicerçadas no “Currículo da Cidade para a Educação Infantil”, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, documento este norteador, que trata de todos os elementos estruturantes para o desenvolvimento do trabalho na Educação Infantil.

O CEI busca constantemente promover a integração e o envolvimento não só das famílias atendidas, como o de toda comunidade escolar, por meio de mostras culturais, festas beneficentes, apresentações, café com leitura, diada “família na escola”, reuniões de pais, mutirões, oficinas, ações em parceria com a UBS de Referência, dentreoutras que levam as famílias a se sentirem parte integrantes da Unidade Educacional, acompanhando de perto o trabalho realizado, ajudando na promoção da gestão participativa democrática, pilar este tão importante para aOrganização.

Onde estamos

Rua Roque Cordeiro – Jardim Apurá – CEP: 04470-180

Telefone

(11) 5560-0687

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos