O CEI Vila Nicarágua foi fundado no ano de 1992, pela irmã Agostina, pois se fez necessário a criação deste novo núcleo devido a situação financeira da comunidade. Um dos objetivos era criar oportunidade para as famílias de buscarem melhor condição social e empregos mais dignos.
O CEI iniciou as suas atividades com um número pequeno de crianças eram apenas 20 na faixa-etária de 0 a 6 anos e o atendimento era feito em um grande salão dividido por caixotes de feira, onde de um lado era realizado as atividades e do outro o refeitório onde as crianças realizavam as refeições.
O serviço era acompanhado pela secretaria da Assistência Social, onde tínhamos suporte pedagógico e contávamos também com uma nutricionista que nos visitava mensalmente. Atualmente somos acompanhados pela Secretaria Municipal de Educação e temos visitas mensais de supervisores, acampamento de uma nutricionista e um apoio técnico fornecido pela DRE (Diretoria Regional de Ensino Capela do Socorro).
Com o passar do tempo o número de atendimento foi ampliado e as condições do prédio melhorando, atualmente o prédio conta com 06 salas de aula e uma boa estrutura física. Atualmente atendemos 117 crianças na faixa-etária de 0 a 3 anos.
O Centro Comunitário Jardim Autódromo espera, através dos trabalhos sócios educativos desenvolvidos, garantir não apenas o conjunto de direitos estabelecidos no plano legal, mas acima de tudo propiciar educação, entendida como oportunidade de inclusão social, contribuindo com a conquista de uma sociedade livre, justa e solidária, que permita a erradicação da situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social e suprimir a marginalização, cumprindo desta forma, os princípios explicitados na Constituição Federal.
Área: Educação
Bairros atendidos: Vila Nicarágua, Vila da Paz, Jardim Marabá e Jardim Satélite
Perfil da Clientela: A população atendida em sua grande maioria são, famílias de baixa renda migrantes de outros estados, que moram na Vila Nicarágua e comunidades vizinhas, a faixa de renda é de 0 a 3 salários mínimos, tendo como mão de obras feminina: diaristas, domesticas, faxineira e dona de casa, mão de obra masculina: pedreiro, vigilante, ajudante geral e outros.
Festa Junina dia 11/06/2016 à partir das 11:00
Mostra Cultural dia 18/11/2016
Festa com Papai Noel dia 16/12/2016
Projeto de artes e leitura: Ligado as áreas do conhecimento desenvolve-se pequenos projetos, através dos quais pretende-se percorrer um caminho que vai da informação ao conhecimento.
Os temas são escolhidos previamente pelas educadoras e coordenadora após a sondagem feita analisando o interesse das crianças registrada nas observações feitas diariamente.
A partir dos conhecimentos prévios das crianças as educadoras investigam o que elas desejam saber sobre o tema. Essas idéias iniciais vão sendo reformuladas e enriquecidas com a aquisição de novos conteúdos.
Ao longo desse trabalho as crianças entram em contato com diferentes tipos de informações referente ao tema, formulam suas próprias hipóteses, aprende a trocar idéias, escutar o outro, respeitar opiniões, questionar e observar.
A cada etapa do projeto as crianças registram seus conhecimentos, seja através de um desenho de escrita , trabalho manual individual ou coletivo.
Formações e Parcerias:
INSTITUTO CRIANÇA É VIDA
Este projeto tem como principal objetivo de intensificar as ações de responsabilidade social, seja por meio de parcerias com ONGS,comunidades, parcerias sustentáveis, inclusão no esporte ou voluntariado.
A meta principal é disseminar informações de conteúdos médicos/psicológicos para a prevenção de doenças.
O Instituto Criança é Vida, juntamente com seus funcionários, capacitam educadores e outros colaboradores para multiplicar os projetos.
Os projetos do Instituto são estruturados por ciclos e módulos, compreendidos por temas:
Criança é vida adultos ,Criança é vida bebês,Criança é vida Afeto e Proteção, Criança é vida de 3 a 4 anos,Criança é vida educação sexual/Tempo de descobrir de 7 a 9 anos,Criança é vida Educação Sexual/sexo-amor e responsabilidade de 10 a 12 anos,Criança é vida viver bem de 7 a 8 anos,Criança é vida Viver bem-adultos, e Agentes da saúde.
O CEI Vila Nicarágua tem a participação no Projeto Criança é Vida Bebês, onde encaminhamos duas educadoras para serem multiplicadoras com a nossa equipe.
Criança é vida bebê, tem como objetivo conscientizar pais e educadores sobre a importância dos primeiros 24 meses de vida, e para o desenvolvimento emocional e afetivo do ser humano.
Nesses encontros dinâmicos e vivências, possibilitam ao educador se colocar no lugar dos bebês, aumentando sua auto-estima, pois passam a compreender sua importância na formação de cada um.
CURSOS: DOT-P DRE-CS
AÇÃO DO EDUCADOR COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Segundo estudos de Emmi Pikler.
Este curso tem duração de 05 dias (uma vez por semana), onde participam duas educadoras do CEI, a fim de serem multiplicadoras para as demais funcionárias em Encontro de Formação/Parada Pedagógica, a fim de propiciar orientações ligadas as nossas crianças.
INSTITUTO AVISA-LÁ
“Conexões - a poética das crianças de 0 a 3 anos e a arte contemporânea”
Ementa
“...a criação se desdobra no trabalho porquanto este traz em si a necessidade que gera as possíveis soluções criativas. Nem na arte existiria a criatividade se não pudéssemos encarar o fazer artístico como trabalho, como um fazer intencional produtivo e necessário que amplia em nós a capacidade de viver.”
Como produção humana, a arte mantém uma ligação estreita com seu tempo e com a cultura que a engendra. A arte marca seu tempo e o supera. Deixando em seu rastro complexidade e ruptura. O brincar carrega a experiência humana em sua complexidade e possibilita elaborar os conhecimentos relativos à alteridade e a construção de uma flexibilidade mental.
Refletir, sobre a arte na educação infantil, remete a pensar sobre as relações entre brincar e aprender, sobre como a criança brinca e experimenta o contato com os diferentes materiais, alimentadas pela proposição de diferentes artistas contemporâneos. Refletimos, portanto, numa percurso de encontros e dúvidas, no qual o professor é um leitor do processo dos grupos e de seus possíveis caminhos. Neste curso os participantes são convidados a refletir sobre suas práticas, tornando – as material de análise e ponto de partida para novas teorizações e experimentações.
Objetivos
- Conhecer e divulgar o processo de construção das representações infantis e seus possíveis trajetos
- Refletir sobre intervenções significativas para o trabalho com crianças de 0/3 anos
- Desenvolver sequências didáticas em artes visuais que incluam a forma própria de aprender das crianças: o brincar
Conteúdos
- construção das representações infantis
- arte contemporânea e a criança pequena
- sequências didáticas
Metodologia
O encontro se organiza em três tempos:
Tempo de apreciar – propostas de apreciação de artistas que podem gerar trabalhos interessantes para as crianças
Tempo de experimentar – proposta de experimentação de materiais e discussão sobre o processo de criação
Tempo de planejar – apresentação de propostas sistematizadas de intervenções
Programação da formação
Serão desenvolvidos 11 encontros com Direção, Coordenadores Pedagógicos e professores da educação infantil, equipe de apoio, divididos em três grupos.
- Formação da Gestão;
- Formação da Equipe de Educadores;
- Formação da Equipe de apoio;
Essa formação acontece nos dias previstos de Encontros de Formação e outros conforme cronograma das formadoras com a equipe.
PROJETO COLÉGIO SANTA MARIA
Este projeto surgiu diante dos estudos e preocupações pedagógicas da equipe do 4ºano, onde identificou-se a necessidade de sensibilizar e significar o pensamento e as ações, favorecendo os diferentes saberes e a reconquista do verdadeiro sentido da existência humana, norteados pela Campanha da Fraternidade, viabilizando a formação da consciência ambiental.
Objetivos:
- Conscientizar o aluno a valorizar a pessoa humana,
- Perceber a importância da atividade profissional,
- Criar hábitos no seu cotidiano para o não desperdício,
- Participar da coleta nos recreios,
- Participar de ações construtivas que promovam o bem-estar,
- Cuidados com a horta e o seu plantio,
- Reutilizar e reciclar materiais usados,
- Transmitir conhecimentos sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis,
- Contação de história integrada ao Projeto de Leitura,
- Cuidados e higiene com o seu corpo
As visitas das crianças do Colégio Santa Maria são feitas uma vez por mês, e se reúnem em grupos divididos pelos espaços do CEI, onde crianças e professoras se reúnem para a execução da atividade proposta, a fim de incentivá-los torná-los criativos e responsável no mundo dando significado à vida em sociedade.
PROJETO MESA BRASIL
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta e contribui para a diminuição do desperdício. Recebemos doações em nosso núcleo semanalmente de gêneros diversificados de alimentos visando o enriquecimento do cardápio diário de Nossas Crianças.
Missão
“Atender crianças, adolescentes e adultos com ações de educação, cultura e assistência na região Sul de São Paulo, propiciando melhor qualidade de vida e protagonismo social”.
Finalidade Estatutária
A organização tem por finalidade estatutária prover a mais ampla assistência à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, condição social, credo político, filosófico e religioso, desenvolvendo valores cívicos, morais e humanitários. Promover o ser humano em sua totalidade, procurando desenvolver suas potencialidades, contribuindo para a formação do caráter e da personalidade, visando uma educação transformadora, para que a sociedade possa se tornar melhor.
Jornal da Família SASF Grajaú - Edição 4
O CEDESP Anna Lapini é um dos núcleos do Centro Comunitário Jardim Autódromo, mantém convênio com...
LEIA MAIS15/06/2019
Festa Junina CCA Frei Reginaldo
Atração com o grupo de Axé Cia
LEIA MAIS