Centro Comunitário Jardim Autódromo

CEI Ns. do Guadalupe

CEI NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Projeto Político Pedagógico

No CEI são atendidas 193 crianças na faixa etária de 0 ano a 3 anos. Essas crianças são advindas de famílias da região.

Na concepção atual grande partes dessas famílias são mantidas por mulheres que além de educar, devem sustentar seus filhos, deixando por vezes as crianças com sua família estendida (avós, tios, primos).

Partindo deste pressuposto, o projeto pedagógico integra o plano de trabalho da instituição e é compreendido como elemento norteador de toda a ação educativa do CEI, elaborado com a participação ativa da comunidade escolar, respeitando-se e valorizando em suas ações as características da realidade local considerando as necessidades e expectativas da comunidade atendida bem como o documento Padrões Básicos de Qualidade da Educação Infantil Paulistana, que por sua vez prevê as normas básicas de atendimento para a educação infantil.

Abordamos como conjunto de práticas que fundamentam a Proposta Pedagógica do CEI, as rodas de conversa, brincadeiras com os cantospedagógicos diversificados em área interna e externa, direcionados, que dialoguem com as sequências e eixos temáticos vivenciados no momento, a construção de textos coletivos, o desenvolvimento de propostas cujas finalidades sejam pré-definidas com as crianças,a realização de rodas de história como um momento de apreciar boas leituras despertando assim comportamentos leitores, propostas de artes integradas ao brincar de modo que a criança possa explorar o desenho, a pintura, modelagem, técnicas de empapelamentos, ateliês de artes com diferentes materiais não estruturados.

O CEI Nossa Senhora de Guadalupe como espaço coletivo e privilegiado de vivência da infância tem por fim contribuir para a construção da identidade social e cultural das crianças, para o desenvolvimento das dimensões afetiva, social, cognitiva e cultural, além de estimular a formação de valores éticos, estéticos e morais presentes nas diferentes culturas, como também fortalecer o caráter integrado do cuidar e do educar, em ação complementar a da família, partindo do pressuposto de que o fio norteador das ações pedagógicas na Educação Infantil fundamentalmente é a brincadeira, seja ela simbólica, tradicional, de construção ou de regras. Visto que este ponto de partida agrega e contextualiza o conhecimento, desenvolvimento, interação, comunicação, diálogo, cuidado, prazer e a escuta das vozes dos meninos e meninas, articulando e apoiando suas descobertas, criando condições para a produção do conhecimento de maneira integral e não fragmentada.

Plano de Formação Continuada

Os funcionários tem formação nos dias elencados no calendário escolar, tendo como formadores, a Mantenedora, a Equipe Gestora e o Instituto Avisa-lá. Em parceria, mantemos ao longo do ano com a equipe de educadoras diversos estudos e reflexões sobre o brincar, observação e registro das aprendizagens das crianças. Com a equipe de apoio o foco é a reflexão sobre os bons hábitos de higiene e limpeza, manipulação de alimentos, com a criação de manual de procedimentos e registro das ações.

Além da formação continuada oferecida pelas formadoras, que tratam com a equipe sobre o brincar e como integrar artes visuais e brincadeiras trazendo diversidade de proposições de aprendizagens, o mapeamento das potências locais, a coordenação pedagógica mantém ao longo do mês, as observações em sala, da prática docente, as supervisões quinzenais com foco nas observações realizadas e direcionamento de registros e ações. Também garantimos à equipe docente, estudos semanais para leitura, reflexão e aprimoramento da prática. Já com equipe de apoio juntamente com a direção são realizados momentos de supervisões para orientação do trabalho, reflexão sobre a prática e direcionamento de ações.

O CEI Nossa Senhora de Guadalupe atende 193 crianças de 0 a 3 anos, conforme organização abaixo, todas vindas de bairros presentes no entorno da Unidade (Jardim Casa Grande, Jardim Guanabara, Vila Natal, Jardim Herplin, Balneário São José, Jardim Campinas).

Faixa Etária Número de Crianças Número de PEI
Berçário I 14 2
Berçário II 27 3
Mini Grupo I 56 5
Mini Grupo II 96 5
Educadora Volante - 3
Total 193 18

Além das atividades propostas no projeto pedagógico, que acontecem no dia a dia das crianças, também são oferecidas as seguintes propostas:

  • Sequência de adaptação para os pais e as crianças;
  • Sequência do brincar;
  • Atividades permanentes e sequenciadas;
  • Festa junina;
  • Mostra cultural com apresentação das experiências vivenciadas pelas crianças ao longo do ano;
  • Visitas da equipe a exposições, feiras e congressos, cursos;
  • Reuniões de pais;
  • Avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana;
  • Tem comunidade na creche. Um dia voltado para receber a comunidade, crianças e familiares a fim de promover ações na Unidade que favoreçam as vivências das crianças no CEI.

Contato

CEI Nossa Senhora de Guadalupe

CNPJ: 57.184.723/0013-49

Endereço: Rua Satélite Ariel, nº 304, Jardim Casa Grande – SP

CEP: 04858-490

Telefone: 11 5922-3666

E-mail: ceiguadalupe@ccja.org.br

Horário de atendimento: das 7h às 17h

Missão

“Atender crianças, adolescentes e adultos com ações de educação, cultura e assistência na região Sul de São Paulo, propiciando melhor qualidade de vida e protagonismo social”.


Finalidade Estatutária

A organização tem por finalidade estatutária prover a mais ampla assistência à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, sem distinção de raça, cor, nacionalidade, condição social, credo político, filosófico e religioso, desenvolvendo valores cívicos, morais e humanitários. Promover o ser humano em sua totalidade, procurando desenvolver suas potencialidades, contribuindo para a formação do caráter e da personalidade, visando uma educação transformadora, para que a sociedade possa se tornar melhor.


Jornal da Família SASF Grajaú - Edição 4

O CEDESP Anna Lapini é um dos núcleos do Centro Comunitário Jardim Autódromo, mantém convênio com...

LEIA MAIS

07/07/2018

Festa Juninda CEI NOSSA SENHA DE GUADALUPE

Venha participar da nossa festa!

LEIA MAIS