Centro Comunitário Jardim Autódromo

CEDESP Anna Lapini

O Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP Anna Lapini atua há mais de 30 anos no bairro Jardim Silveira, extremo sul de São Paulo, onde os índices de vulnerabilidade social são um dos mais altos da cidade. Atende anualmente e gratuitamente mais de 320 adolescentes, jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas.

O Núcleo surgiu da necessidade que a saudosa Irmã Agostina enxergara ao visitar a região à época: os adolescentes e jovens ficavam muito ociosos, nas ruas, sujeitos a entrarem no mundo do crime e da drogadição. Logo, o maior objetivo da nossa fundadora e, claro, o objetivo do CEDESP Anna Lapini é: retirar esses jovens da rua e ociosidade, disponibilizar um espaço para as práticas de convívio, de trabalho coletivo, de valores para uma vida familiar e social, de preparação para o mercado de trabalho, de práticas esportivas, dentre outras, tão importantes para uma formação integral do ser humano.

O CEDESP Anna Lapini está localizado numa chácara que foi comprada com o dinheiro de herança da Irmã Agostina, que não pensou duas vezes em investir toda essa herança em prol do próximo, em prol dos adolescentes e jovens do Distrito de Parelheiros e seu entorno, mostrando aí o seu despojo pelos bens materiais e vivendo uma vida francisca a qual pertencia (sua congregação). Essa chácara é muito agradável, com muito verde preservado, com uma área de aproximadamente 13.000m², um lago natural, salas equipadas com materiais e equipamentos próprios para cada curso e atividade, amplo refeitório, cozinha, banheiros, quadras esportivas, pátio coberto, quiosques, enfim, um belo ambiente, propício para o usuário usufruir da melhor forma o que há de melhor num espaço assistencial e educacional.

Atualmente o CEDESP Anna Lapini é um trabalho muito reconhecido na região e também na cidade de São Paulo. Até pouco tempo era o único CEDESP da zona sul. A procura pelos cursos e atividades oferecidas é bem alta; o caderno de demanda sempre tem uma média de 150 pessoas aguardando o surgimento de vaga.

O CEDESP Anna Lapini está situado à Rua Frei Eustáquio, 250, bairro Jardim Silveira, mas atende pessoas não só do próprio bairro, mas também de vários bairros vizinhos, como: Vargem Grande, Colônia, Barragem, Parelheiros, Jardim Álamos, Recanto Campo Belo, Marsilac, Varginha, dentre outros.

O Núcleo pertence à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS da Prefeitura de São Paulo, à qual mantém convênio para atendimento de 320 adolescentes, jovens e adultos.

Apesar do convênio contemplar 320 adolescentes, jovens e adultos, o Núcleo acaba atendendo sempre um pouco a mais desse número para tentar suprir ao máximo a demanda.

O CEDESP Anna Lapini busca sempre parcerias através de projetos com a iniciativa privada e também realiza festa e eventos beneficentes com o intuito de investir nas obras do Núcleo. No dia 12 de junho de 2016 a partir das 11h realizaremos a nossa Festa Junina onde todos estão convidados (arquivo do convite irá anexo).

No dia 03 de dezembro às 14h30 realizaremos a nossa Formatura 2016 com presença de todos os jovens, adultos e familiares.

Os adolescentes e jovens usuários do CEDESP Anna Lapini, na sua maioria, ficam em período integral, ou seja, fazem um curso pela manhã e outro a tarde. Uma outra parte deles fica meio período (por frequentarem o ensino formal pela manhã ou a tarde), fazendo, portanto, um dos cursos.

Os cursos profissionalizantes recebem não só a certificação da nossa Organização, mas também do SENAI/SP, são eles: Assistente Administrativo, Assistente Administrativo com foco em Informática, Informática Páginas Web, Informática Produção Audiovisual, Ilustração e Design Digital, Montagem de Micros e Redes de Computadores e Eletricista Instalador Predial; já as atividades socioeducativas são: Iniciação Técnica em Meio Ambiente, Formação Integral e Humana, Música, Dança de Rua e Esportes. Todos os nossos cursos e atividades têm duração anual, 440h/ano.

Os jovens participam das aulas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30 (os que ficam em período integral). Uma vez por semana todos eles têm uma aula de esporte onde se encontram com jovens de outras turmas e formam um grande grupo. As aulas de Formação Humana ocorrem pelo menos uma vez a cada 15 dias para tratar de temas transversais importantes para a vida e formação integral dos mesmos: cidadania, direitos e deveres, família, drogas, sexo, política, dentre outros.

Todos os professores têm formação Superior ou Técnica de acordo com sua área de atuação e têm um grande apreço em dar aula para o nosso público.

Os jovens aqui recebem todas as refeições: café da manhã, almoço e lanche da tarde, garantindo ainda a segurança alimentar tão importante para essa faixa etária.

Com os adultos e famílias é feito um trabalho de Iniciação em Informática por meio de um curso com duração anual. As aulas ocorrem todas as terças e quintas, das 16 às 18h.