CCA Irmã Agostina

Assistência Social:

CCA IRMA AGOSTINA

Histórico

O CCA Irmã Agostina foi fundado no ano de 1980, pela Irmã Agostina, no mesmo dia em que foi fundado o CEI Nossa Senhora Aparecida. O objetivo foi atender as necessidades de segurança alimentar das crianças e suprir a situação financeira dos familiares.

No primeiro dia de atendimento vieram crianças de todas as idades e 40 delas tinham entre 6 a 14 anos. Ao deparar com esta situação que não foi prevista por ela, pois acreditava que viriam apenas crianças com até 05 anos de idade, imediatamente a Irmã  se prontificou em atender essas crianças: conversou com uma moradora da comunidade que tinha construído um barraco de madeira para o seu filho que estava vindo do Nordeste para morar em São Paulo e a mesma cedeu esse barraco para a Irmã acolher essas crianças e adolescentes, criando assim um local que além de ofertar alimentação, ofertasse também orientação escolar e brincadeiras coletivas.

O CCA, nesta época, foi chamado de “Escolinha”, pois a Irmã Agostina chamou professoras para ajudarem as crianças e adolescentes em suas dificuldades escolares e iniciaram atividades de contação de histórias, dentre outras relacionadas ao universo escolar das crianças e adolescentes.

Com o decorrer do tempo a Irmã juntou esforços, comprou o barraco e iniciou a obra de construção do CCA Irmã Agostina com recursos próprios, doados por sua família de origem italiana. Logo conseguiu convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo –  Secretaria de Assistência Social e conveniou o serviço para atender 80 crianças e adolescentes.  A partir daí, foram introduzidas novas propostas de atividades no contra turno escolar como: artes, literatura, esporte e lazer.

Atualmente, atendemos 180 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos e 11 meses, vagas conveniadas com a SMADS – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social  e somos supervisionados pelo CRAS/CS (Centro de Referência da Assistência Social Capela do Socorro) SAS/CS (Supervisão  da Assistência Social Capela do Socorro).

O CCA Irmã Agostina atende 180 crianças e adolescentes advindos de 130 famílias, entre idades de 06 a 14 anos e 11 meses, de ambos os sexos e de diferentes etnias, todos eles estudantes da Rede Municipal e Estadual de Educação, o que contemplam o Ensino Fundamental e o primeiro ano do Ensino Médio. São usuários, parte deles, em exploração de mão de obra infantil domiciliar e externa, oriundos de famílias beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e em situação de vulnerabilidade média e risco, como a exposição e conhecimento de pontos de consumo e venda de entorpecentes, composição familiar desestruturada e ausência de demonstrações de afeto e cuidado significando, na maioria dos casos, abandono nos tratos com o menor.

O CCA  possui a seguinte  infraestrutura: 03 salas de atividades socioeducativas, 01 sala de informática, 01 sala de estoque, 01 sala de atendimento familiar, 01 sala administrativa, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 dispensa de alimentos, 06 banheiros, 01 banheiro de acessibilidade, 01 banheiro para equipe de trabalho, 01 brinquedoteca, 01 sala de artes, 01 sala de música, 01 sala de percussão, 01 sala de artes, 01 sala de leitura, 02 pátios abertos, rampas de acessibilidade e 01 lavanderia.

O CCA oferece área de estar, de convívio e de participação para as crianças e adolescentes. As ações socioeducativas estão pautadas através do desenvolvimento de projetos pedagógicos fundamentados nos quatro pilares da Educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. As ações socioeducativas se dão por meio do entrelaçamento da proteção social às características das práticas educacionais e culturais.

O trabalho social e o socioeducativo são norteados pelos eixos de trabalho com os usuários e suas famílias, possibilitando aquisições que viabilizem a convivência e o fortalecimento de vínculos, prevenindo o agravamento das situações de vulnerabilidade e/ou até mesmo a saída da família desta situação.

O CCA busca transformar a realidade das crianças, adolescentes e famílias, conquistando oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, e ser protagonistas da transformação da realidade em que vivem, melhorando a autoestima, descobrindo talentos, a visão deles na sociedade em que estão inseridos, tornando-os melhores para viverem a mudança de história nas suas vidas. 

Busca parcerias com os projetos e serviços no território, promove eventos literários e culturais, festas beneficentes, oficinas de geração de renda, palestras para jovens e adultos, reuniões com as famílias, eventos para as famílias, workshops, entrega de alimentos doados pelo parceiro Mesa Brasil, atendimento familiar, encontros socioeducativos, visitas domiciliares e pesquisa de satisfação com as famílias, crianças e adolescentes buscando assim uma gestão participativa e democrática.   

Onde estamos

Rua Florinda, 164 – Jardim Cristal

Telefone

(11) 5666-3034

Redes Sociais

Apoie

Agenda

Abril 2024

Nenhuma agenda para este mês

Maio 2024

Nenhuma agenda para este mês

Contato

    Fotos